sábado, 17 de setembro de 2011

Adestramento de cães: Como adestrar um cão filhote a parar de morder

 Como adestrar um cão filhote a parar de morder
Controlar problemas com mordidas de cachorros pode ser um grande desafio para os amantes de cães, como nós. Filhotes de cachorro começam a morder ou beliscar, como um pouco de diversão, mas isto precisa ser controlado rapidamente para evitar maiores problemas.

Para a maioria dos filhotes, morder é uma fase perfeitamente natural e essencial a percorrer, especialmente quando os seus dentes estão nascendo

Cachorrinhos amam afundar seus dentes afiados em qualquer coisa durante esta fase de dentição, incluindo as mãos e os pés de seus donos. Em alguns casos é como se você tivese trazido um pequeno jacaré para sua casa, em vez de o cachorro fofinho pouco que você esperava.

A boa notícia é que a maioria dos cachorros podem ser adestrados para regular e minimizar a mordida muito facilmente. Quanto mais cedo você começar a adestrar o seu cachorro a inibir a mordida, mais fácil será. Confira as dicas de como adestrar seu cachorro para não morder.


Como fazer os filhotes pararem de morder?


Há uma grande quantidade de métodos de treinamento comprovadas para ajudar a corrigir problemas comportamentais do seu cachorro. Antes de eu entrar nas técnicas de adestramento específicas que você fazer seu filhote de cachorro parar de morder, mantenha sempre essas regras gerais da formação comportamental do cão em sua mente:

A socialização e a inibição da mordida dos filhotes, andam de mãos dadas.

Nunca bata no rosto do cão. Isto não funciona! Seu cachorro vai só achar que você está brincando ou poderia ficar com medo de você. Isso pode até mesmo levar a alguns problemas muito maiores do que algumas simples mordidas.

A regra geral para resolver problemas de cachorros que mordem, é sempre incentivar o comportamento bom e desencorajar os comportamentos ruins.

Enquanto você está tentando fazer seus filhotes pararem de morder, nunca jogue um cabo de guerra, luta ou jogos de perseguição com eles. Isso só os incentivam a morder e beliscar.

Independentemente do método escolhido para adestrar o seu cachorro, a regra de ouro é ser consistente. Isto significa que você, e qualquer outra pessoa que entra em contato com o seu cachorro, deve aplicar a sua estratégia escolhida cada vez que seu filhote der uma mordida.

Se você não mostrar claramente a seu cão que a mordida é inaceitável, ele não vai saber que está fazendo algo errado. É seu dever lhe mostrar o que é um comportamento aceitável, não apenas espere que o seu cachorro entenda isso sozinho!

Outra razão (extrema) dos filhotes morderem é se eles estão tentando afirmar domínio sobre você. Se este for o caso com o seu filhote, a mordida deve ser interrompida imediatamente. Quando você tem um cachorro dominante mordendo, será apenas o início de muitos problemas de comportamento. Você precisa aprender a estabelecer a sua posição como o dominante ou líder em seu relacionamento de proprietário do cão.


Faça seu filhote parar de morder - Técnicas comprovadas


Seu objetivo é começar a ensinar o seu cachorro a como controlar a força de sua mordida. O processo começar na ninhada e você deve continuar quando o seu novo cachorro chega a sua casa. Isso irá garantir que, se seu cão morder alguém no futuro, o dano será minimizado. Quando você tiver dado ao seu cachorro um feedback suficiente sobre a força de sua mordida, só então você pode começar a reduzir a prevalência do comportamento de morder.

Se você tentar resolver o problema de morder logo no início, pode ser fácil de corrigir. Basta tentar redirecionar a mordida da sua mão para algum brinquedo. Para filhotes muito jovens este método é muitas vezes tudo o que você precisa fazer. Quando o filhote de cachorro começa a morder suas mãos, apenas solte um firme "Não!" e substitua os dedos com o brinquedo de mastigação.

Este é provavelmente o método de adestramento de cães mais popular e meu favorito. Faça que o seu cachorro ache que ele está te machucando cada vez que ele te morde. Este método imita a forma de como os cães reagem quando estão se mordendo entre si. Quando os filhotes estão mordendo e beliscando uns aos outros, eles só param quando um filhote de cachorro solta um grito. Podemos usar este comportamento natural dos cães aprender, dizendo um Ai! cada vez que o cachorro dê uma mordida. O truque é surpreender o seu cão com a sua voz, e depois se afastar e parar de brincar com seu cachorro por um tempo. Ele vai aprender mais rápido que quando ele começa a morder, seu companheiro (você) vai embora.

Em casos complicados, assim que o seu filhote morde a sua mão, diga "Não!" e rapidamente coloque o seu polegar na boca do filhote, debaixo da sua língua, e seu outro dedo sob o queixo. Segure-o lá por cerca de 10 segundos (não muito forte). Isso vai ser desconfortável para o seu cachorro, e ele não será mais capaz de mordê-lo.

"Sempre elogie e recompense A 'boca suave' e ignore ou retire-se da mordida".


Novamente, se o seu cachorro ainda tem um problema grave de mordida, você pode tentar esta técnica de adestramento de cachorros. Em um par de luvas e coloque uma substância com gosto ruim para os cachorros (algo que seu cão não gosta). Seu cão vai aprender que se ele te morder, não vai ser nada gostoso! Este método produz uma forte associação negativa para o seu cão, cada vez que ele decide mordê-lo. Alguns cães são inteligentes o suficiente para perceber que quando você tira suas luvas, é gostoso afundar suas presas em você de novo!

Para cachorros mais velhos (em torno de 6 meses) esta é uma técnica de fogo para parar a boca de seu cão. Coloque uma coleira apertada em seu cachorro e cada vez que ele morde você, dê um puxão de liderança, curto e forte. Essa correção vai formar uma associação desagradável para seu cão cada vez que ele te morde. Não levará muito tempo para ele parar com as mordidas. Alguns treinadores acreditam que este método de adestramento de cães seja bastante extremo, e eu concordo que você só precisa usar ele em circunstâncias muito raras - eu nunca precisei ir a este nível. Acredito que é muito mais eficaz educar o seu cachorro, em vez de infligir punição ou tentar extinguir um comportamento completamente.

Como fazer um filhote parar de morder - estes métodos têm sido recomendados, mas eu nunca tentei usá-los:


Salpique um spray de água em seu filhote de cachorro cada vez que ele começar a morder.

Encha uma lata vazia com pedras ou moedas. Cada vez que seu filhote de cachorro começa morder diga Não! e dê uma chacoalhada. Aparentemente filhotes odeiam este ruído de chocalho.

Se você está preocupado, achando que seu cachorro é excessivamente agressivo em suas mãos, por favor, procure o conselho de um veterinário experiente ou treinador de cães.

Como mencionei anteriormente, a peça mais importante, independentemente de qual método de adestramento que escolher, é que você deve ser consistente e fornecer o aviso claro do que o seu cachorro precisa aprender.

6 comentários:

  1. Tenho utilizado a técnica de apertar a lingua para baixo consistentemente com meu filhote, no entanto, ele não parece ter entendido. As mordidas tem se tornado cada vez mais fortes e frequentes, antes era engraçadinho, agora já está ficando insuportável. Ele tem 3 meses de idade, está crescendo forte e saudável rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos.
      A minha também vai fazer 3 meses e parece que nada funciona!

      Excluir
    2. O meu também , tem 3 meses e não adianta nada , confesso que estou ficando louca rs .

      Excluir
    3. O meu tem 8 meses e não para de morder, me disseram que era apenas uma fase mas estou vendo que essa fase não passa.

      Excluir
    4. O meu tem 8 meses e não para de morder, me disseram que era apenas uma fase mas estou vendo que essa fase não passa.

      Excluir
  2. Minha cachorra. Ela morde brincando mais as vezes (quase sempre ) acaba machucando.
    Ja tentei de tudo. E nada resolve. E impossível ignorar ela depois que ela morde. Pq paramos de brincar e ela começa a pular ae acaba machucando mais. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir