sábado, 17 de setembro de 2011

Como adestrar um cão hiperativo

Como adestrar um cão hiperativo
Ele nunca fica parado, e está sempre se mexendo. Tanto quanto você os ama, estes cachorros podem ser difíceis de se lidar. Essa doença realmente existe, um cão hiperativo? Sim, existe. Mas é muito raro. Hiperatividade em cães é uma doença real, mas só pode ser atribuída por exclusão: todas as outras possíveis causas do distúrbio devem ser analisadas, antes que você possa dizer que seu cão é hiperativo.

Muitas pessoas confundem o termo "hiperativo" com "enérgico". É muito normal para alguns cães serem enérgicos. Raças de pastoreio e outros cães de trabalho são muito animados e necessitam de muitos exercícios e estimulação mental. Eles andam horas e ainda querem brincar de bola. Outros cães são mais sedentários porque nunca aprenderam bons hábitos. Eles pulam, latem e geralmente são difíceis de controlar. Cães adolescentes são muito travessos e parecem ter níveis excessivos ânimo, mas isso é normal para sua idade.

Um cão hiperativo é frenético em sua atividade. Ele é sempre agitado, e seu batimento cardíaco está sempre acima do normal. Muitas vezes ele não para o seu comportamento anormal até que fique completamente desgastado.


Outras causas para o comportamento hiperativo

Há outras razões para que seu cão possa parecer hiperativo, ambos médicos e comportamentais.
A causa mais comum é que seu cão simplesmente não está fazendo exercício suficiente, e tem muita energia guardada. Isso muitas vezes leva a problemas comportamentais, como o hábito da escavação, que pode ser um incômodo. Também pode deixá-lo inquieto, e ele terá dificuldade para relaxar e descansar.

Outra razão é a falta de treinamento. Somos todos culpados de dar a nossa atenção ao cão quando ele está sendo chato; nós falamos para ele parar de latir, ou pular, ou puxar o canto do tapete. Não deve ser surpresa, portanto, quando ele repete o que estava fazendo, pois ele gosta quando damos atenção a ele.

Nosso atarefado dia-a-dia pode dificultar o treinamento básico de nosso cachorro, e ele pode ter aprendido algumas más maneiras. Alguns cães sofrem de ansiedade e estão constantemente estressados. Eles andam de um lado para outro e ofegam muito fortemente. Da mesma forma, os cães podem ter um distúrbio compulsivo e podem repetir o mesmo comportamento vezes e vezes, e não podem ser distraídos do que estão fazendo. Estes cães não são hiperativos, eles só precisam de ajuda para se acalmar.

Menos frequentemente, os cães têm períodos de comportamento agressivo, como parte de uma desordem de apreensão. Quando o tratamento adequado é iniciado, o seu cão logo melhora.


Tratando o seu cão hiperativo

Para chegar ao âmago dos problemas comportamentais do seu cão, você primeiro precisa visitar o seu veterinário. É de grande ajuda se você pode filmar o comportamento do seu cão; uma imagem vale mais que mil palavras, e o doutor pode ver exatamente o que está acontecendo, em vez de ter que depender de uma descrição verbal.

Com base na sua conversa e um exame completo de seu cão aparentemente hiperativo, ele pode chegar a uma conclusão sobre o motivo do seu nível de atividade em excesso. Ele pode prescrever medicação para tratar qualquer causa médica de seu comportamento.

Talvez precise exercitar mais o seu cão, e ensiná-lo a ficar sobre uma esteira. Não há necessidade de medicação. Pode levar tempo para ver qualquer mudança em seu nível de atividade. Problemas comportamentais em cães não melhoram sem um dono dedicado, que está disposto a dedicar o tempo e o esforço em tratamentos ao seu animal de estimação.

Se o seu veterinário acha que seu cão pode realmente ter um distúrbio de hiperatividade, ela vai encaminhá-lo para um comportamentalista para uma posterior avaliação e, possivelmente, um teste de medicamento como a Ritalina. Se você tem um cão que está sempre ativo, ele pode realmente te deixar esgotado. Felizmente, existe ajuda ao alcance das mãos, e com algum tempo e esforço, você pode restaurar a calma para sua casa.

3 comentários:

  1. um dos meus cães, little, é uma mistura de rottweiler com viralata. ele veio de são paulo, onde nasceu e cresceu, morava numa casa sem moradores, para minha casa localizada numa chácara repleta de aves, gatos etc. nos primeiros dias ele me agrediu, ou seja, me mordeu 3 vezes literalmente. hoje já consigo medicá-lo, banhá-lo. acontece que ele não pode ver uma ave menor, pintinho, por exemplo, que pega e come. já cheguei em casa e ele estava devorando um gatinho que abandonaram na chácara, sem esquecer o que ele matou e comeu pare dele. os demais, por exemplo, o sharpei, estranha gatos novos, mas não consome. o little é hiper agitado, logo de manhã corre de um lado pra outro, se coça o tempo todo e não sossega enquanto não encontrar o filhote de ave. é desesperador. não sei o que faço para acalmá-lo. hoje, logo de manhã, tipo 6h30, ele pegou dois pintinhos, um salvei e outro não teve jeito. depois disso amarrei o bicho. o que devo fazer para continuar o dócil mas super agitado e devorador de aves menores na chácara? obrigado

    ResponderExcluir
  2. um dos meus cães, little, é uma mistura de rottweiler com viralata. ele veio de são paulo, onde nasceu e cresceu, morava numa casa sem moradores, para minha casa localizada numa chácara repleta de aves, gatos etc. nos primeiros dias ele me agrediu, ou seja, me mordeu 3 vezes literalmente. hoje já consigo medicá-lo, banhá-lo. acontece que ele não pode ver uma ave menor, pintinho, por exemplo, que pega e come. já cheguei em casa e ele estava devorando um gatinho que abandonaram na chácara, sem esquecer o que ele matou e comeu pare dele. os demais, por exemplo, o sharpei, estranha gatos novos, mas não consome. o little é hiper agitado, logo de manhã corre de um lado pra outro, se coça o tempo todo e não sossega enquanto não encontrar o filhote de ave. é desesperador. não sei o que faço para acalmá-lo. hoje, logo de manhã, tipo 6h30, ele pegou dois pintinhos, um salvei e outro não teve jeito. depois disso amarrei o bicho. o que devo fazer para continuar o dócil mas super agitado e devorador de aves menores na chácara? obrigado

    ResponderExcluir
  3. um dos meus cães, little, é uma mistura de rottweiler com viralata. ele veio de são paulo, onde nasceu e cresceu, morava numa casa sem moradores, para minha casa localizada numa chácara repleta de aves, gatos etc. nos primeiros dias ele me agrediu, ou seja, me mordeu 3 vezes literalmente. hoje já consigo medicá-lo, banhá-lo. acontece que ele não pode ver uma ave menor, pintinho, por exemplo, que pega e come. já cheguei em casa e ele estava devorando um gatinho que abandonaram na chácara, sem esquecer o que ele já matou e comeu. os demais, por exemplo, o sharpei, estranha gatos novos, mas não consome. o little é hiper agitado, logo de manhã corre de um lado pra outro, se coça o tempo todo e não sossega enquanto não encontrar o filhote de ave. é desesperador. não sei o que faço para acalmá-lo. hoje, logo de manhã, tipo 6h30, ele pegou dois pintinhos, um salvei e outro não teve jeito. depois disso amarrei o bicho. o que devo fazer para continuar o dócil mas super agitado e devorador de aves menores na chácara? obrigado

    ResponderExcluir