segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como não adestrar um cão: Excesso de mimo e humanificação

Como não adestrar um cão: Excesso de mimo e humanificação
Esta é a causa mais comum de todos os tipos de problemas comportamentais em cães

O título deste artigo é a frase mais repetida nas entrevistas que temos em nossa escola com os proprietários de cães problemáticos.

Por que é ruim dar muito carinho para o meu cão?

Porque o seu cão não é um ser humano, é apenas um cão. Eles são animais com características diferentes do que nós. Não respondem da mesma maneira ao tratamento humano como pessoa. Tanto quanto nós queremos, eles nunca serão como nós.

Deixe-me deixar claro que devemos dar amor e carinho aos cães.

É importante que você saiba dosar e encontrar o momento certo para dar-lhe. Igualmente importante é saber como corrigir adequadamente, bem dosado e em tempo hábil.

Nunca se esqueça de uma regra básica para a boa vida com um cão, onde não há disciplina não pode haver amor.

Educar um cão não significa dar muitos beijos e permitir muitos caprichos sem exigir nada em troca. Desobediência geral, hiperatividade, incapacidade de ficar em casa sozinho, não querer comer comida de cachorro, medo excessivo e agressividade, muitas vezes têm a mesma origem, o excesso de mimo e humanificação do cão. A maioria das vítimas de mordidas de cão são os donos.

Um comentário frequente é "Eu não entendo, demos tudo que ele precisava: a melhor comida, três caminhadas diárias, muito amor, dormir na minha cama, sentar no sofá ao meu lado para assistir TV e dar-lhe tudo o que ele quer. Vivia como um rei, e veja o que me fez." Não me canso de dizer que o cão é o produto de seu meio ambiente, o tratamento que recebem. Estes problemas podem resultar num animal que não pode ser suportado ao longo do tempo, terminando na rua, na carrocinha, sacrificado por um veterinário ou, na melhor das hipóteses, re-educados com a ajuda de um adestrador de cães.

O cão é um animal social, o que significa que vivem em grupos ou bandos. Para ele, sua família humana é uma matilha de cães, não de pessoas; os proprietários são cães, ele te vê como um companheiro. Isto implica que espera de você um comportamento canino e que o trate de maneira canina.

O cão só pode ser o que é, um ser limitado que não entende o idioma, nem mesmo seus gestos. Ele nasceu para viver como cães e se comportam como tal e interagem com seus pares. Então você precisa entender esta maneira de ser e aprenda a se comunicar com ele, caso contrário ele não vai entender bem. Se você não entender, como você vai ser capaz de conviver com sucesso?

Nós todos conhecemos um cão mimado em excesso que não causa nenhum problema. Na verdade, quase sempre outro "pequeno problema" estranho ocorre frequentemente. É verdade que nem todos os cães têm o mesmo caráter e, portanto, não respondem da mesma forma o mesmo tratamento. Trate seu cão como este é, nada mais nada menos.

Não responder a esta necessidade do seu cão é como negar qualquer outra coisa para ser feliz, um líder correto e bem equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário